| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
Hana Em Terapia

|
Enviada: 30-04-2008 7:05 pm |
|
|
O tema não é novo, mas recorrente pelo menos na minha vida.E se tem tópico sobre isso gente, me desculpa mas eu não vi mesmo.O título vem de um livro do pastor Ricardo Gondim, antigo até o livro, sobre esse problema que eu considero crônico.
Tenho visitado algumas igrejas em busca de um grupo de cristãos normais, tipo vcs assim do dot, mas tenho me deparado com coisas insanas ou arbitrárias demais para eu deixar o MSI e voltar ser membro de alguma igreja novamente.Está complicado..são proibições para idas ao cinema, praias, depilação, uso de calças compridas, discordar de pastor etc.São doutrinas, costumes e condutas tidas como vindas do próprio Deus e nem sempre essas leis humanas ensinadas como divinas são sobre usos e costumes.Dá pra ir além, no tema.
Não sei se vão querer falar sobre, mas enfim, só sei que tem muita gente fora ou caindo fora das igrejas por causa de arbitrariedades e equívocos de igrejas e líderes.Estão querendo por um jugo bem mais pesado sobre nós. Dá pra falar sobre muita coisa dentro do tema.Vamos ver se emplaca.. _________________ Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
|
|
|
 |
Hana Em Terapia

|
Enviada: 30-04-2008 7:32 pm |
|
|
Vou dar um ibope aqui pra mim até a Sarah chegar hahah
Coisas que li no livro citado:
Por exemplo, numa reunião de diretoria, numa determinada igreja, decidiu-se que: ir à praia ou piscina pública, ficar seminu e tomar banho; ir à praia ou piscina pública e só assistir aos banhistas e ficar no seu traje normal vendo o pecado, é proibido segundo a Bíblia em: Sl 1:1; Rm 6:12-13; 1 Co 5:8; Ap3:18; Ap 16:15.
Punição: Banhistas:
1a vez — 6 meses
2ª vez — 1 ano
3a vez — exclusão
Obreiros
1a vez—1 ano;
2ª vez—exclusão _________________ Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
|
|
|
 |
Hana Em Terapia

|
Enviada: 30-04-2008 7:40 pm |
|
|
A raiz do problema é o fato da igreja e dos líderes passaram a ser legisladores e não mais orientadores dos membros.Cansei desse tipo de coisa, é sufocante viver sob jugo de igreja.Eu tenho ouvido coisas do tipo: " pastor falou, tá falado" e pronto, não tem mais conversa senão as pragas do Egito vêm todas sobre você.Está difícil achar um orientador, um pastor que seja amigo e não juíz e rei sobre você.Estou muito desanimada com a situação que tenho encontrado nas igrejas que tenho ido.. _________________ Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
|
|
|
 |
deliriousgirl Justificado

Registrado: Mar 01, 2005 Idade: 21 Mensagens: 3675 Localização: são bernardo da borda do campo!
|
Enviada: 30-04-2008 7:52 pm |
|
|
o pior é q as pessoas se submetem a esse regime como se estivessem se submetendo a Deus...
é realmente mto triste.. |
|
|
 |
Hana Em Terapia

|
Enviada: 30-04-2008 8:12 pm |
|
|
Mas muitas vezes o autoritarismo é sutil, quer dizer, em muitas não tem regras pra uso de roupas e adornos, mas a lei é a do "pastor falou, tá falado" e o que fazer porque muita gente vive à base de mando e desmando de líderes.Se o pastor quiser comprar um elefante branco pra enfeitar a igreja ninguém pode contrariar.To indo numa que é mais frequentável em relação a usos e costumes bizarros, mas na qual o novo pastor virou o reizinho do pedaço.Não aceitas que as pessoas amavam o outro e está por meio de autoritarismo tentando se afirmar no meio do pessoal.Eu que estava lá há um bom tempo, em fase de teste, já parei.Só vou pra ver alguns amigos.Pra mim não dá.Do jeito que a coisa nada eu não saio do MSI tão cedo... _________________ Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
|
|
|
 |
GabyFumes Novato

|
Enviada: 30-04-2008 8:24 pm |
|
|
Eu precisava responder a esse tópico, dei tanta importância que só por isso me cadastrei no site.
É q eu sou a100bléiana das antigas, naum uso calças compridas, não uso maquiagem, não corto cabelo (e podem me ver no orkut que mesmo assim sou linda!)rsrsrs
Já fui diferente como você citou, assim como vocês, porém, senti que o Espirito Santo de Deus me cobrou para ser assim como sou hoje, é assim que me sinto em comunhão com Deus. não irei usar a biblia pq sinceramente estou cansada pra escrever muito, porém posso dizer que boa parte de nossas doutrinas estão nas cartas de Paulo, no entanto não é isso que eu quero dizer. O que quero dizer, é que assim como acho injusto que falem de quem não guarda usos e costumes, acho injusto que falem de nós que guardamos, pq afinal as igrejas brasileiras nasceram das p
entecostais. Se Jesus não te cobra renuncia nessa parte, é você e Deus, tenho certeza que Jesus já te pediu pra renunciar a algo que aos olhos dos outros poderia ser loucura tbm. Jesus trabalha diferente na vida de pessoas diferentes, não é necessario magoar os crentes que se sentem bem obedecendo as regras de sua igreja. Creio que isso tbm é julgar ao outro.
talvez eu não responda mais esse forum, pq não tenho tempo de ficar na net, porém, com muito amor meus queridos quero pedir para que não julguem, pq com certeza v6 já podem ter sidos julgados um dia, e sabem que isso não é legal pra quem é apontado.
Eu não falo de quem não guarda a doutrina, pq conheço a experiência q EU tive com Deus, eu decidi guardar pq eu quis, naum vou enfiar minha doutrina goela abaixo de ninguém, até pq creio que o nosso Deus é muito mais profundo que nossas diferenças. se v6s não nos consideram cultos ou acham que somos retrogrados, sugiro que comecem a nos amar assim como somos.
Ah! Sim! meu orkut: Briela Fumes |
|
|
 |
luciana Moderador .Gospel

Registrado: Aug 18, 2003 Mensagens: 5035 Localização: Brasilia DF
|
Enviada: 30-04-2008 8:51 pm |
|
|
Gaby, gostei do que você falou. É como meu pastor fala: "o ES que vai direcionar o que você deve usar ou nao, nao eu".
bom, ninguem aqui ta julgando quem pratica os usos e costumes, mas se você for ver, infelizmente algumas igrejas acabam colocando a ordem da direção acima de tudo. Nao to dizendo que estao errados sempre, mas mas creio msm que o Senhor direciona cada um no momento certo. Somos diferentes e se usar ou fazer determinadas coisas nao sao certas, acabamos ficando cosntrangidos pois o ES nos instiga, isso faz a gente pensar, ler a biblia e dai vem a certeza que é do Senhor.
Minha mae tem esse mesmo pensamento que ti, ela nao usa calça, nem maquiagem e deixa o cabelo grande, por mim tudo bem, o que nao gosto é que ela queira me obrigar a fazer isso tbm e acaba me julgando pq uso calça ou vou passar uma base no rosto ou cortar meu cabelo. Infelizmente (e acho que você vai concordar comigo) ha aqueles que julgam msm quem segue os costumes a risca (minha mae ja foi alvo de piadas aqui na minha rua) mas quem segue tbm costuma julgar quem nao usa (ja ouvi horrores da minha mae tbm por coisa pouca)
A discussao é mais pra quem quer ser autoritario demais e por seu poder acima do tempo do Senhor, que nao nos julga pelas roupas, mas nos propoe mudanças a medida que os laços com Ele vao se estreitando, ele nos da segurança, nos prova que semre esta conosco e que quer nosso bem e so depois nos mostra que devemos mudar. Ja alguns abusam.
vou dar um exemplo de abuso de poder, isso passou no fantastico até: ano passado um pastor afirmou que o Senhor falou a ele atraves do livro de Oseias que ele deveria pegar uma mulher casada da congregação e ter um caso com ela, ainda mostrou o capitulo 1 pra provar que tava na biblia que Deus falou pra ele adulterar. Foi um erro de portugues, o cara nao viu o acento (ou nao soube ler, o famoso analfabeto brasileiro) mas errou e cometeu um pecado feio. E as vezes, as igrejas acabam interpretando de qualquer jeito os versos da biblia e poe chifre em cabeça de cavalo. _________________ “Fale comigo sobre a verdade da religião, eu vou ouvi-lo com alegria. Fale comigo sobre o dever que a religião impõe, e vou ouvi-lo com submissão. Mas não me venha falar sobre as consolações da religião que vou achar que você está por fora.” (C. S. Lewis)
|
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 01-05-2008 2:03 am |
|
|
tb gostei do comentário da gaby. mas aí é que tá, gaby, você segue doutrinas e tem esse modo de vestir e agir, pq você quer, não pq te obrigam a fazer isso, ou te colocam contra a parede. entende a diferença? foi uma experiência sua com Deus que te levou a isso, não um pastor te ameaçando de expulsão, ou algo assim.
como disse a luciana, o que a hana quis colocar nesse tópico é a arbitrariedade com que vários pastores e igrejas agem para justificarem coisas que simplesmente não estão na bíblia! eu nem vou entrar nesse mérito das doutrinas de Paulo, isso já foi tão discutido aqui, que eu acabo partindo do pressuposto que as pessoas levem em consideração o contexto. se for necessário, podemos até comentar depois...
mas o caso é que é triste ver que algumas coisas, como essas doutrinas colocadas por igrejas, acabam ganhando mais importância que o próprio cristianismo! ou será que Cristo se preocupava com roupas, cabelo, se a pessoa se depila, se assiste tv, se vai pegar uma praia... claro que ele não se preocupava com isso! então pq nós temos que julgar as pessoas e submetê-las a esse tipo de coisa? pq ao invés de nos preocuparmos com detalhes, não vamos falar sobre o cristinismo real? não é perda de tempo?
é questão de julgar, sim. de ambos os lados. mas, mais do que isso, é questão de priorizar aquilo que é irrelevante, ignorando, assim, o que é essencial.
se é uma decisão pessoal, beleza. mas se é uma imposição... isso é totalmente questionável. |
|
|
 |
deliriousgirl Justificado

Registrado: Mar 01, 2005 Idade: 21 Mensagens: 3675 Localização: são bernardo da borda do campo!
|
Enviada: 01-05-2008 11:18 am |
|
|
a questão é q Deus n vê aparencia, mas vê o coração!
e isso, na maioria das vezes, nenhum dos lados compreende...
nem os "liberais" nem os mais "tradicionais".. |
|
|
 |
eber_freitas Avançado

Registrado: Apr 15, 2008 Mensagens: 65 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: 01-05-2008 11:32 am |
|
|
|
|
|
 |
SwItChFoOt Justificado

Registrado: Jan 10, 2004 Idade: 26 Mensagens: 3836 Localização: Itajaí SC
|
Enviada: 01-05-2008 11:38 am |
|
|
Ter mais de uma mulher.... _________________ "Posso não concordar com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo."
Voltaire
|
|
|
 |
marquesgomes Assíduo

|
Enviada: 01-05-2008 11:56 am |
|
|
| eber_freitas escreveu: | | fumar, beber... |
¨amar o proximo como A SI MESMO¨ ou seja temos que nos amar e fumar me parecer que não é uma maneira de se amar (ja que quem fuma sabe que faz mal) agora beber tudo bem desde que não fique bebado... mas ainda assim o alcool pode fazer mal a saúde então não é algo muito razoavel e proprio para um cristão |
|
|
 |
marquesgomes Assíduo

|
Enviada: 01-05-2008 12:00 pm |
|
|
| SwItChFoOt escreveu: | | Ter mais de uma mulher.... |
tu gosta de polemica ein rs... ja pensei nisso e confesso que não sei se concordo ou discordo |
|
|
 |
marquesgomes Assíduo

|
Enviada: 01-05-2008 12:00 pm |
|
|
| deliriousgirl escreveu: | a questão é q Deus n vê aparencia, mas vê o coração!
e isso, na maioria das vezes, nenhum dos lados compreende...
nem os "liberais" nem os mais "tradicionais".. |
é verdade |
|
|
 |
SwItChFoOt Justificado

Registrado: Jan 10, 2004 Idade: 26 Mensagens: 3836 Localização: Itajaí SC
|
|
|
 |
harkettt Vício

Registrado: Jan 05, 2005 Mensagens: 490 Localização: Salvador BA
|
Enviada: 01-05-2008 1:55 pm |
|
|
| luciana escreveu: | | vou dar um exemplo de abuso de poder, isso passou no fantastico até: ano passado um pastor afirmou que o Senhor falou a ele atraves do livro de Oseias que ele deveria pegar uma mulher casada da congregação e ter um caso com ela, ainda mostrou o capitulo 1 pra provar que tava na biblia que Deus falou pra ele adulterar. Foi um erro de portugues, o cara nao viu o acento (ou nao soube ler, o famoso analfabeto brasileiro) mas errou e cometeu um pecado feio. E as vezes, as igrejas acabam interpretando de qualquer jeito os versos da biblia e poe chifre em cabeça de cavalo. |
no caso desse "pastor" foi chifre em cabeça de irmão...
(não resisti... rs)_________________ A cegonha me contou uma novidade: Tem entrega daqui a uns meses. harkettt feliz!!!  |
|
|
 |
marquesgomes Assíduo

|
|
|
 |
luciana Moderador .Gospel

Registrado: Aug 18, 2003 Mensagens: 5035 Localização: Brasilia DF
|
Enviada: 01-05-2008 2:17 pm |